AdBlue near you
< div clas s="container ">

Sabe realmente o que é o AdBlue®?

  • AdBlue®

Primeiro, vamos explicar o que o AdBlue® realmente é…

O AdBlue® é uma solução líquida, límpida, que consiste em água pura e ureia automotiva (32,5%). O AdBlue® é injetado nos gases de escape de um motor a diesel para reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx) em combinação com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva). Nos gases de exaustão aquecidos, o AdBlue converte-se em Amoníaco e, no catalisador, neutraliza os NOx nocivos e converte-os em nitrogénio e H2O (vapor).

O que é água pura? Não é a água que bebe todos os dias. Essa água é desmineralizada ou desionizada, tornando-se “água pura”. Portanto, o AdBlue não é apenas a adição de ureia à água. É um pouco mais complicado…:)

O mesmo se aplica à ureia. A ureia utilizada é fabricada especificamente para a produção de AdBlue. Poucos fornecedores podem produzir a ureia de alta qualidade necessária para garantir que o AdBlue atenda às rigorosas especificações ISO 22241-1.

Essa foi a parte técnica!! Na prática, o AdBlue® é uma solução que ajuda a limpar as partículas de NOx que o seu carro, carrinha, camião ou autocarro libertam no ar.

Desde janeiro de 2016, o AdBlue® é obrigatório para a maioria dos motores a diesel, desde geradores aos maiores veículos não rodoviários.

O tanque de AdBlue não está sempre onde espera que esteja!

Estamos a falar sobre o AdBlue® e a legislação desde o início deste artigo e deve estar a perguntar-se: “Mas onde será que eu encontro o tanque de AdBlue® no meu veículo?”

Bem, isso depende primeiro se o seu veículo é a diesel ou não, certo? Precisa de um carro a diesel para ter o neutralizador de NOx. Nos camiões, a maioria de nossos amigos camionistas (#truckers) já usa o AdBlue® desde 2006, há 10 anos, então certamente sabem onde encontrá-lo. Mas e nos automóveis?

 

 

Antes de observarmos os carros, sabia que, atualmente, um camião polui menos do que um carro a diesel com 10 anos de idade? A lei proíbe que os camiões libertem mais de 0,4g/kWh. Essa foi uma grande conquista para o nosso planeta, considerando a quantidade de camiões que circulam pelas nossas estradas hoje levando produtos da Amazon para a sua casa!

Na legislação EURO 6 atual, um carro a diesel deve emitir menos de 0,08g/km de NOx

Então, vamos falar sobre os automóveis. Um carro de 2000 (com apenas 16 anos) liberta mais de 0,56g/km de NOx. Atualmente, a legislação da UE exige que os automóveis emitam 0,08g/km de NOx. Essa é uma melhoria impressionante num período tão curto!

Sabia que, primeiro, foi solicitado aos fabricantes de automóveis que demonstrassem em laboratório que podiam desenvolver motores capazes de satisfazer esses níveis de emissão e que, só a partir de setembro de 2017, serão realizados testes “na estrada” para verificar se isso foi realmente obtido?

Na prática, o AdBlue® precisa ser injetado numa dosagem específica, com base na velocidade e carga do motor. Hoje, os carros são feitos para serem o mais leves possível, a fim de reduzir a emissão de CO2. Os fabricantes de automóveis, portanto, precisam reduzir o tamanho de alguns componentes, e o tanque de Adblue® é um deles. Por isso, o tanque é bastante pequeno e precisa abastecê-lo algumas vezes por ano.

Considerando o mesmo modelo de carro, o diesel emite menos CO2 do que a gasolina!

Apenas a título de comparação, se conduzir muito em longas distâncias, um automóvel diesel 2016 emite menos CO2 (100 g/km no novo Peugeot 3008) do que a versão a gasolina (cerca de 117g/km no novo Peugeot 3008)… Este é um facto e deve realmente ter isso em consideração ao escolher um carro. Compare também a poluição global gerada na produção de um carro elétrico em comparação com um a gasolina ou diesel. Precisa de alguns materiais realmente específicos para produzir a bateria e eles poluem muito mais do que você imagina!

 

Enfim… Vamos voltar ao nosso assunto: “Onde posso encontrar o bocal de abastecimento do AdBlue®?”  Para resumir a história, hoje em dia, os fabricantes de veículos tendem a padronizar a posição do tanque de AdBlue® e pode normalmente encontrar uma tampa azul ao lado do bocal de abastecimento de diesel. No entanto, também pode encontrá-lo sob o tapete da mala do carro, do lado oposto ao do bocal de abastecimento de diesel, e em alguns outros lugares também. Portanto, verifique o manual do seu veículo para se certificar de que vai encher o tanque certo!

Tem agora 2.400 km até o carro parar, por isso é melhor abastecer com AdBlue®

 

 

Já sabe onde está o seu tanque AdBlue®! Isso é ótimo! Que tal abastecê-lo? Estão disponíveis muitas opções. Pode ir ao posto quando a luz do AdBlue® acender (tenha cuidado, porque você apenas 2.400 km antes de o automóvel parar) e pedir que encham o tanque de AdBlue®… Outras opções, talvez mais convenientes para os que conduzem muito, é comprar latas em postos de combustível a retalho. Pode encontrar o GreenChem AdBlue®4you em muitos postos hoje em dia.

Encontrará nas prateleiras muitas soluções e preços diferentes de AdBlue®. Tenha sempre em mente que este é um produto com certificação ISO e que isso deve estar escrito em algum lugar. Na GreenChem, fornecemos latas de 4L, apropriadas para a maioria dos carros, com um bico especializado contra gotejamento que evita o derramamento do AdBlue®. Num futuro próximo, também encontrará bombas de AdBlue® nos postos de combustível. Isso também vai facilitar a sua vida!

O objetivo deste artigo não é promover o nosso produto. Apenas informar que a GreenChem produz uma solução para si, o AdBlue4you.

Agora, tem as informações básicas sobre o produto. Só precisa conduzir e encher o tanque quando necessário! Caso tenha alguma dúvida sobre o AdBlue®, a nossa subsidiária local estará sempre pronta a recebê-lo(a) para prestar informações precisas sobre o produto!

Combi GC_Adblue4you

Share this post