AdBlue near you

AdBlue e a legislação sobre a emissão de gases

O meu veículo está sujeito a esta legislação de emissões?

O meu veículo está sujeito a esta legislação de emissões? A legislação de emissões Euro 1 até Euro 6 aplica-se aos motociclos, veículos pesados, e automóveis de passageiros. No entanto, nem todos os veículos são obrigados a cumprir com os mesmos padrões.

A legislação das Fases I a IV aplica-se à maioria dos veículos pesados, como máquinas de construção ou máquinas agrícolas,
entre outras aplicações. Saber se você precisa de usar a tecnologia SCR e o AdBlue, depende dos níveis de emissão da sua máquina ou veículo.
Mais informações sobre a aplicação da legislação referente ao seu veículo, podem ser obtidas a partir do fabricante.

Legislação sobre as emissões na União Europeia

Legislação para veículos de transporte

EURO 6
A norma Euro 6 entrou em vigor na Europa em 2014. Esta norma afetou especialmente os padrões para os automóveis movidos a gasóleo, exigindo a redução de emissões de NOx e hidrocarbonetos. Consequentemente, o sistema SCR e o AdBlue revelaram-se vitais para atender à norma Euro 6. A norma Euro 6 para veículos pesados entrou igualmente em vigor em janeiro de 2014.
Os novos veículos de passageiros introduzidos no mercado tiveram de cumprir com a legislação antes de Setembro de 2014 e desde janeiro de 2015 que todos os veículos fabricados têm de cumprir com os requerimentos da norma Euro 6.

EURO 5 (715/2007/EC)
A norma Euro 5 foi introduzida na UE em 2009. Esta propôs limitar a emissão nociva em veículos pesados de transporte.

EURO 4 (98/69/EC, 2002/80/EC)
A norma Euro 4 foi introduzida na UE em 2005. Esta lei propôs limitar as emissões para veículos movidos a gasolina ou gasóleo. Com a Euro 4 as emissões de NOx foram limitadas pela primeira vez.

EURO 3 (98/69/EC)
A norma Euro 3 foi introduzida na UE em 1999. Esta norma limitou as emissões de veículos a gasóleo. A norma Euro 3 regulava também a legislação para veículos pesados de transporte.

EURO 1 & 2 (91/441/EEC, 93/59/EEC y 94/12/EC, 96/69/EC)
A norma Euro 1 entrou em vigor em 1993, com o objetivo de estabelecer padrões para as emissões de veículos comerciais e camiões de segmento médio. Foi o início da redução de emissões de todos os motores com o fim de melhorar a qualidade do ar na Europa. A norma Euro 1 foi logo seguida pela norma Euro 2, em 1996, que incluiu a legislação para motociclos.

  

Legislação para veículos especiais (não-rodoviários)

Fases III e IV e Fase IV B
Dirigindo-se a uma ampla gama de veículos não-rodoviários, as Fases III e IV contêm normas mais complexas e exigentes. A Fase IV foi introduzida em 2014, obrigando assim quase todos os fabricantes a utilizar AdBlue. A fase IV B foi introduzida em 2011 levando grande parte dos fornecedores de maquinaria não-rodoviária a implementar a tecnologia SCR.

Fases I e II (1997-2004)
Os primeiros regulamentos para motores a gasóleo nãorodoviários foram introduzidos em 1997. Estas Fases todavia ainda não incluíam transportes ferroviários, embarcações de navegação interior ou aviões.