AdBlue near you

Ficar sem AdBlue

Atenção: Ficar sem AdBlue pode resultar num desempenho limitado do seu motor. Em alguns casos pode impedir o seu motor de funcionar corretamente. Deve-se certificar que tem forma de abastecimento a bordo em caso de necessidade.

Se eu ficar sem AdBlue, estou a circular ilegalmente?

O AdBlue limita a quantidade de emissões nocivas do seu motor. A legislação sobre emissões permite que apenas pequenas quantidades de NOx sejam emitidas para o ambiente. A não utilização de AdBlue significa o não cumprimento desta lei, assim como o não cumprimento das características técnicas do seu veículo aquando das inspeções periódicas.

Nota: A legislação não lhe permite o arranque da viatura com o depósito de AdBlue vazio, caso esta esteja abrangida pela norma em vigor.

Se eu ficar sem AdBlue vou danificar o motor?

Não, o motor não será danificado. Poderá circular até o próximo ponto de distribuição de AdBlue ou então usar o seu abastecimento de emergência na próxima paragem. No entanto, o desempenho do motor ver-se-á afetado, basta que encha o depósito.

Se eu ficar sem AdBlue o motor desliga-se?

Não, o motor não se desliga, mas alguns motores estão preparados para limitar automaticamente o seu desempenho enquanto o fornecimento de AdBlue estiver esgotado.

Se o seu motor estiver equipado com a tecnologia SCR, o seu veículo vai perder potência temporariamente, para reduzir as emissões de gases de escape, de acordo com as normas legais. O desempenho do veículo será reposto assim que os níveis de AdBlue sejam eles repostos também.

Nota: Alguns motores não podem voltar a ser ligados na ausência de AdBlue no depósito. Certifique-se de que tem a bordo um garrafão de emergência em caso de necessidade, para assim poder continuar até ao próximo posto de abastecimento.