AdBlue near you

Manuseamento, transporte e armazenamento do AdBlue®

Elementos fundamentais da parte 3 da norma ISO 22241:

  1. Termos e definições
    • Prazo de validade: período de tempo que começa a partir da conclusão da produção do lote, no qual o AdBlue® armazenado em condições específicas, permanece dentro da especificação definida na norma ISO 22241-1:2019, Tabela 1.
    • Lote de produção: quantidade de AdBlue® produzida numa operação, num local onde o produto foi (pela última vez) modificado fisicamente ou quimicamente para estar em conformidade com as especificações definidas pela norma ISO 22241.
      Nota: misturar volumes de AdBlue® não constitui uma modificação física ou química, desde que a qualidade dos volumes antes da mistura cumpra as especificações da norma ISO 22241-1:2019, Tabela 1.
    • Operação a granel: manuseamento de AdBlue® em grandes reservatórios.
      Nota: os camiões cisterna, os vagões, os depósitos de armazenamento e as embarcações de depósito são exemplos de grandes reservatórios.
    • Remessa embalada: manuseamento de AdBlue® em pequenos reservatórios.
      Nota: os tambores, as vasilhas, as garrafas, os grandes recipientes para granel (IBC) e os doseadores são exemplos de pequenos reservatórios.
  2. Requisitos para a utilização de materiais compatíveis com AdBlue®
    De modo a evitar a contaminação do AdBlue® e a ser resistente à corrosão dos dispositivos utilizados (recipientes, tubos, válvulas, encaixes, juntas, mangueiras, etc.), todos os materiais em contacto direto com o AdBlue® durante o manuseamento, transporte e armazenamento (incluindo a colheita de amostras), deverão ser compatíveis com AdBlue®.
    Nota: Em caso incerteza relativamente à compatibilidade dos materiais com o AdBlue®: contactar o Gestor de Qualidade para aconselhamento.

3. Condições físicas durante o armazenamento e o transporte.

  • Recomendações gerais
    1. De forma a evitar a decomposição da ureia, bem como a evaporação da água no caso de recipientes ventilados, deve-se evitar o transporte ou armazenamento prolongado acima dos 25 °C.
    2. De forma a evitar a solidificação do AdBlue®, deve-se evitar o armazenamento do mesmo abaixo dos -5 ºC.
      Nota: o AdBlue® solidificado tem um volume aproximadamente 7% maior do que o líquido e, por isso, pode fazer com que um recipiente totalmente cheio e fechado rebente. A qualidade do AdBlue® solidificado, que foi cuidadosamente aquecido a temperaturas não superiores a 30 ºC, não será afetada e este pode ser usado assim que a solução aquecida deixe de apresentar sólidos.
    3. De forma a evitar o aumento excessivo da temperatura, o AdBlue® deve ser conservado ao abrigo da luz solar.
    4. De forma a proteger o AdBlue® de qualquer contaminação provocada pelo ar, devem ser usados recipientes bem fechados ou recipientes ventilados com filtros.
  • Prazo de validade
    Ao longo de toda a cadeia de distribuição, o AdBlue® deve permanecer dentro das especificações estabelecidas na norma ISO 22241-1, pelo menos durante os períodos de tempo especificados na Tabela C, mantendo-se constante a temperatura ambiente de armazenamento do AdBlue®.
  • Limpeza de superfícies em contacto com AdBlue®
    1. Nenhuma das superfícies em contacto direto com o AdBlue® deve conter matérias estranhas como combustível, óleo, lubrificante, detergente, pó e quaisquer outras substâncias.
    2. Deve-se evitar o uso de água da torneira (sobretudo com concentrações demasiado elevadas de Mg, Ca e Na). No entanto, se a água desmineralizada não estiver disponível, basta limpar o material com água da torneira, desde que a última enxaguadela seja feita com AdBlue® novo.
  • Recomendações sobre outras propriedades.
    Devem ser fornecidas informações sobre outras propriedades do AdBlue® na MSDS, que contém indicações sobre a classificação de perigo e os regulamentos a serem respeitados, bem como as medidas necessárias para a proteção de pessoas e do meio ambiente durante o manuseamento do produto.

4. Procedimentos de manuseamento de recipientes e equipamentos

  • Geral
    1. Todos os equipamentos de manuseamento para remessas embaladas e para operações a granel devem ser exclusivos ou devidamente limpos de forma comprovada para utilização com AdBlue®. Os equipamentos devem ser identificados em conformidade.
    2. Para evitar qualquer contaminação, devem ser utilizados recipientes exclusivos (ou comprovadamente limpos).
    3. Podem ser necessários meios de controlo de temperatura para manter o AdBlue® dentro do intervalo de temperatura recomendado, conforme indicado na Tabela C.
    4. Os componentes do equipamento de enchimento e esvaziamento devem ser esvaziados, limpos e fechados após a utilização para evitar a contaminação do AdBlue® por elementos do meio envolvente. As mangueiras, particularmente, devem ser exclusivas e fechadas após cada utilização e devem ser manuseadas e armazenadas de uma forma controlada.
    5. Ver adicionalmente o procedimento de serviço de qualidade e limpeza (QSC) e o procedimento para devolução de IBC
  • Recipientes de uso único que não a granel
    1. Cada recipiente deve ter um rótulo ou selo de identificação, de forma que o seu conteúdo possa ser rastreado até ao lote de produção original do AdBlue® do fornecedor.
    2. O interior dos recipientes deve ser verificado visualmente antes do respetivo enchimento, de acordo com um procedimento escrito.
    3. Durante o enchimento de uma série de pequenos recipientes com AdBlue®, deve ser colhida uma amostra de um litro do primeiro recipiente cheio. A amostra deve ser guardada como amostra de conservação.
    4. Os recipientes cheios devem ser selados, a menos que o recipiente seja ventilado.
  • Operação a granel exclusiva.
    1. Os meios de operação a granel usados exclusivamente para o transporte ou armazenamento de AdBlue® não precisam de ser limpos antes do abastecimento, desde que todas as válvulas, aberturas e mangueiras tenham sido fechadas e manuseadas sem contaminação.
    2. Todas as operações granel e de descarga devem ser estabelecidas como instruções operacionais com listas de verificação apropriadas.
    3. Antes de qualquer abastecimento ou descarga de AdBlue®, devem ser documentados, no mínimo, os resultados das seguintes inspeções:
      • Encerramento adequado de todas as válvulas e aberturas após a conclusão do procedimento de abastecimento ou descarga
      • Verificação do certificado de limpeza
      • Verificação visual dos meios de transporte ou armazenamento a granel quanto à existência de defeitos ou falhas
      • Identificação dos produtos de acordo com os documentos de entrega
    4. Em caso de irregularidades durante o abastecimento ou descarga, a operação deve ser imediatamente interrompida. Deve ser analisada uma amostra do compartimento a granel que se encheu e, com base no resultado da análise, devem ser tomadas as medidas adequadas.
  • Operação a granel não exclusiva.
    1. Limpar cuidadosamente antes da utilização com AdBlue®
    2. O processo de limpeza tem em consideração a natureza química dos últimos 3 (três) produtos transportados.
    3. Documentado num certificado de limpeza.
    4. Antes do abastecimento, este certificado deve ser apresentado no local de enchimento.
    5. Além disso: a saída, a entrada e o interior do meio de transporte devem ser verificados visualmente.
    6. Após o abastecimento, deve ser colhida uma amostra (certifique-se de que a amostra é representativa da totalidade da carga)
  • Equipamento não exclusivo usado para encher recipientes.
    1. Limpar cuidadosamente antes da utilização com AdBlue®
    2. O processo de limpeza tem em consideração a natureza química dos últimos 3 (três) produtos transportados.
    3. Deve ser analisada uma amostra colhida do primeiro recipiente cheio com AdBlue® para confirmar a conformidade com as especificações da norma ISO22241-1.

Os produtos previamente cheios com este equipamento de abastecimento e os resultados das análises após a troca do produto devem ser documentados.